Dicas e Cuidados com a Embreagem do Carro

A embreagem é um dos pontos fundamentais para o bom funcionamento do carro e ela necessita de certos cuidados para que o desgaste da mesma não ocorra rapidamente. A função primordial da embreagem é no controle da transmissão do movimento do propulsor para o câmbio e isso vai facilitar o engate das marchas do veículo.

Quando a embreagem está com algum problema, o item começa a passar desconforto para o motorista e também passageiros. Outros componentes do carro também podem ser avariados caso a embreagem seja danificada.

Dicas de Cuidado com a Embreagem:

Pé no Pedal: Evite deixar o pé no pedal da embreagem, uma vez que esse ato pode afastar o platô do disco o que causará o lixamento do mesmo. Quando acontece o desgaste, o motorista vai verificar um superaquecimento do sistema.

Carro Engrenado Parado: Esse ato é outro que deve ser evitado. Quando o motorista para no sinal de trânsito, por exemplo, o correto é deixar o veículo em ponto morto, sem que seja acionado o pedal da embreagem.

Arrancar em Segunda Marcha: Isso não deve ser feito. Sempre arranque com a primeira marcha e depois na sequência as outras. Quando você reduz ou eleva a velocidade, a marcha deve ser trocada de maneira gradativa e sempre na ordem segundo as rotações do motor. Desta maneira, as peças da embreagem vão conseguir trabalhar de maneira suave.